Do”singrar” das águas do Norte, aos “beauforts” ventos do Nordeste, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS-AM tem a honra de convidar à todos os profissionais que atuam na fértil seara do Sistema único de Saúde- SUS, e, em todas suas dimensões a fazer parte do “X Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado de 6 a 8 de setembro em Manaus- AM”, e, traz como tema central: “DO NORTE AO NORDESTE: REGIONALIZAÇÃO E A GESTÃO MUNICIPAL DIANTE DOS DESAFIOS CLIMÁTICOS E DE ACESSO Á SAÚDE”. A abordagem pensada para esta edição, considerou as agendas globais voltadas as mudanças climáticas e seus impactos na saúde, dialogando com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, além de pautas importantes frente aos desafios enfrentados no dia a dia pela gestão em todos os níveis de atenção à saúde no complexo território da Região Norte e Nordeste. Convidamos os participantes a inscrever as experiências na “Mostra Aqui Tem SUS” e compartilhar a vivência nos mais diversos territórios que compõe as regiões acesse o regulamento.
Os Congressos de Saúde Pública promovidos pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e COSEMS figuram como um dos principais e mais democráticos espaços de discussões entre gestores e profissionais que atuam nas instâncias do SUS. Portanto o X Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde tem como objetivo central, promover espaços de construção coletiva e de compartilhamento das angústias, dificuldades e soluções frente aos velhos e novos desafios da saúde pública diante dos cenários provocadas pelas mudanças climáticas e vazios vivenciados por outros tempos e em busca da equidade no SUS.
Oportunamente, as experiências municipais na gestão dos sistemas de saúde traduzem diferentes realidades, que envolvem a complexidade dos territórios, seus condicionantes e determinantes. Diante das adversidades dos territórios e suas dimensões, com realidades distintas, é necessário o compartilhamento de estratégias para responder aos principais desafios no desenvolvimento da saúde principalmente buscando caminhos por meio da regionalização da saúde como estratégia para superar a escassez de recursos.
Por fim nosso desafio é acolher nossos parceiros de caminhada no SUS, e o tempo da semeadura é um pouco do que podemos oferecer da nossa região tendo os nossos rios, floresta e nosso povo o melhor do Amazonas.